06/07/2009

LETRAS MINIMALISTAS

1
MACHADO, 100 ANOS. UM EVENTO

Veleidades literárias, jovem, como outros tantos, as tivera.
Bacharel em Direito, perpetrara tanto sonetos quanto curtas prosas.
Ambição e mundo dos negócios lhe incensara o deus Marketing.
Letras, então, postergadas.
Machado, 100 anos depois. Semana, mês, efemérides, seminários, reedições e releituras, o que está na moda.
Moscas mil em torno do mesmo confeito.
Cáspite! Um livro! Surfemos nesta onda, o que é uma boa.
Não tem erro: é best-seller, com certeza...!
Vã tentativa. Perdera a mão; nem que fora dedilhar, tão somente, estava capaz de.
Não era fácil o Bruxo do Cosme Velho!
Passemos ao largo, pois. Menos, hoje, pode ser mais. Loja de rua.
Temakeria Machado, a Academia do Saber Sabor.
Muito mais seller. O Bruxo do Largo do Machado! Eu. Lado a lado.
Supimpa!
2 3º lugar 1º Concurso Crônicas Cariocas Universidade Castelo Branco, RJ
SÓVÓMESMO!

- Guilherme, vai escovar os dentes !
Tempo.
- Guilherme, vai escovar os dentes !
Tempo.
- Deixa eu te cobrir – um beijo - , um beijo, durma bem, meu amor.
Tempo.
- Guilherme, mas eu não disse para escovar os dentes ?!
- Mas vóóó, eu escoveeei !
- Como você escovou se a escova está lá na pia, com pasta e tudo ?
- Eu escovei, vó. É que eu já deixei preparado p’ra amanhã de manhã.
A vó acredita. Por que não há de?
3
REVEZAMENTO

Meu bem,
Pierre de Coubertain tinha razão : o importante não é vencer , mas, sim,competir bem.
Estou no nosso vestiário, nosso pela última vez, dessa vida de atletas. Me lembra toda nossa trajetória de competição. Não que não tenha valido a pena; valeu, mas agora não vale mais.
Estou fechando o armário e saindo para outras paradas, deixando para trás conquistas e fracassos.
Ouros, pratas, bronzes, e muitos ouropéis.
É preciso saber a hora de sair, de mudar de opção e de pista, quando se percebe que o que aparenta deixa de funcionar. Soa o gongo.
Parto para um segundo tempo, o derradeiro. Nem sempre se chega ao podium, mas há que busca-lo. Vale tudo, a beleza e harmonia do sincronizado, a perseguição, seja média ou longa a distância, com ou sem barreiras, os saltos, triplos ou em extensão.
Sei que, à primeira passagem, parecerá deixarmos cair o bastão, mas a recuperação virá, com esforço e tenacidade, tempo e coragem.
Adeus e obrigado por tanta força. Te amo. Fui !

Nenhum comentário:

Postar um comentário